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Viaje com seguro e descansado

17.07.2023
Viaje com seguro e descansado
Os números das deslocações transfronteiriças começaram a recuperar em 2022, sendo expectável que no ano em curso sejam atingidos os níveis pré-pandémicos, dado que a tendência continuará a ser a recuperação das viagens internacionais tendo Portugal como destino. 

Simultaneamente, e apesar da inflação e do aumento das taxas de juro, também se prevê a retoma das viagens realizadas pelos portugueses, estando a escolha dos destinos dependente dos custos ajustados ao orçamento familiar disponível. 

Depois dos diversos constrangimentos verificados nas viagens durante a pandemia, ainda bem presentes, dos problemas com conflitos entre países e das catástrofes naturais, a contratação de um seguro de viagem assume uma importância acrescida. 

A par do seguro, é essencial que os viajantes conheçam os cuidados a ter antes, durante e após a viagem, caso aconteça alguma situação imprevista. 

Nesse sentido, e com base na experiência adquirida na MDS, enquanto corretores e consultores de seguros, identificamos alguns temas que devem ser tomados em consideração. 

Antes da viagem é prudente contratar um seguro adequado às necessidades e expectativas, em termos de capitais e âmbito de cobertura. 

É fundamental que, na viagem, o viajante se faça acompanhar da documentação da sua apólice de seguro incluindo o número de contacto do Serviço de Assistência. 

Assim como, antes de viajar, é também relevante confirmar os cuidados de saúde a ter, como a necessidade de vacinação adicional. É possível consultar informação na página do Ministério dos Negócios Estrangeiros – Portal das Comunidades Portuguesas. 

No caso de viagens em qualquer um dos 27 países da União Europeia, na Islândia, no Listenstaine, na Noruega e no Reino Unido recomenda-se a posse do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), um cartão gratuito e que permite receber a assistência médica necessária, no sistema público, durante uma estadia temporária em qualquer um destes países. O CESD pode ser solicitado na página da Segurança Social (pedido cartão europeu de seguro de doença). 

Em caso de necessidade de Assistência Médica no decorrer da viagem, deve ser sempre solicitado um relatório médico para envio para o segurador. 

Outras precauções adicionais a ter passam por verificar antecipadamente quais os itens que não podem ser levados no avião; os medicamentos, dinheiro, objetos de valor e documentos de viagem importantes devem ser colocados na bagagem de mão; não devem ser transportados objetos frágeis, perecíveis ou de valor, na mala de porão (tais como joias e dinheiro); os bens de valor elevado devem ser declarados no check-in, devendo ser validado se o seguro de viagem contratado tem um capital adequado, em caso de furto ou roubo. 

Existem também diversas cautelas a ter com a bagagem. Para além das habituais medidas e pesos, a mala deve ser identificada com os dados pessoais da pessoa que está a viajar para evitar trocas; colocar identificação também no interior ajudará em caso de perda. 

Ainda sobre a bagagem é importante nunca deixar a mesma sem supervisão. Não descuide, pois o desaparecimento inexplicável é uma exclusão dos seguros de viagem. 

A perda, o roubo ou furto, ou o dano da bagagem deve ser reportada de imediato no balcão da companhia aérea, na chegada e antes da saída do aeroporto. De notar que existem prazos para reclamar. A reclamação gera um Relatório de Irregularidade com Bagagem (Property Irregularity Report, PIR). Este é um documento indispensável para apresentação ao seguro. 

Atenção que, antes de incorrer em qualquer custo adicional, caso tenha intenção de reclamar os danos ao abrigo da apólice de seguro, contacte sempre o serviço de assistência para o devido aconselhamento. 

Lembre-se ainda que os direitos dos cidadãos nas viagens aéreas são iguais em todos os Estados-membros da União Europeia em termos de cancelamentos de voo, atrasos consideráveis (superior a três horas) e overbooking. Os viajantes têm direito à assistência, ao reembolso e à indemnização, nos casos estabelecidos na lei (informação adicional está disponível no endereço Europa.eu - viajar na EU, direitos dos passageiros dos transportes aéreos). 

Se necessário, nomeadamente no que respeita a um atraso ou à falta de resposta da companhia aérea, é sempre possível pedir ajuda à ANAC - Autoridade Nacional da Aviação Civil. 

 

Os imprevistos podem, sim, ser antecipados! 

A oferta do mercado de soluções para seguro de viagem é diversificada. Aconselha-se a sua contratação para proteção nas situações inesperadas que aconteçam durante a estadia no estrangeiro, ajudando na redução dos custos não previstos ou perdas associadas. 

Faça um seguro de viagem e viaje tranquilo. 

 

 

Por Isabel Manadas, Diretora de Acidentes de Trabalho, Pessoais e Viagem da MDS Portugal 
Publicado no Vida Económica