CEO Grupo MDSJosé Manuel Dias da FonsecaBiografia
José Manuel Dias da Fonseca
José Manuel Dias da FonsecaCEO Grupo MDS
Com mais de 35 anos de experiência, tem uma carreira profissional diversificada e consolidada no setor segurador.

Está ligado a diversas entidades da área de seguros e gestão de risco, entre as quais se destaca a de membro do Conselho de Administração do CIAB (Associação Americana de brokers e agentes de seguros), tendo ainda sido Vice-presidente da FERMA - Federation of European Risk Management Associations.

Fundou a Apogeris, a Associação Portuguesa de Gestão de Riscos e Seguros que presidiu durante 15 anos. Fundou a Brokerslink, uma das maiores empresas mundiais de corretores independentes de seguros.

Antes de se juntar à MDS, liderou o primeiro projeto de bancassurance em Portugal, fundou e dirigiu uma das primeiras Gestoras de Fundos de Pensões e foi Presidente de uma Companhia de Seguros.

Foi distinguido pela FERMA como Broker Leader of the Year, reconhecendo o trabalho realizado na promoção e dinamização da gestão de risco.


COO Grupo MDS
CEO MDS Portugal
Ricardo Pinto dos SantosBiografia
Ricardo Pinto dos Santos
Ricardo Pinto dos SantosCOO Grupo MDS
CEO MDS Portugal

O seu percurso profissional está intrinsecamente ligado ao setor da corretagem, contando com uma experiência consolidada de mais de 20 anos no setor segurador e de gestão de risco.

Iniciou a sua atividade em 1994 na Contacto Corretores de Seguros, acumulando as funções de Gerente com pelouro Comercial com as de Responsável pela área de Informática, e mais tarde com a de Coordenador da Qualidade da Contacto.


Em 2007 integra e lidera o projeto Pátris Seguros como Administrador, cargo que desempenhou até 2010, altura em que integra a equipa da MDS.

Em janeiro de 2017 é nomeado CEO da MDS Portugal, cargo que acumula com as funções de administrador da Filhet-Allard MDS Espanha.

Integrou ainda os órgãos sociais da APROSE no triénio2011-2013, sob a presidência de Fernando Rego. Frequentou o curso de Gestãoe Finanças da Empresa do Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais,no Porto.

CFO Grupo MDS José Diogo Araújo SilvaBiografia
 José Diogo Araújo Silva
José Diogo Araújo SilvaCFO Grupo MDS
Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, José Diogo de Araújo e Silva tem um percurso profissional relevante na área da banca de investimento internacional e capital de risco.


 
Foi Diretor de Investimentos na Magnum Capital Industrial Partners (uma empresa líder de capital de risco na Península Ibérica) e Senior Associate de M&A na JPMorgan (nos escritórios de Londres, Madrid e Lisboa).
Trabalhou também no Banco Português de Investimento na área de mercado de capitais e Corporate Finance, bem como no escritório de Madrid da Accenture.
COO MDS PortugalMário VinhasBiografia
Mário Vinhas
Mário VinhasCOO MDS Portugal
Mário Vinhas iniciou a sua atividade profissional na Sonae Distribuição em 1989.

Em 1993 integra a companhia de seguros Grupo Vitalício, como Comercial de Organização, passando, no ano seguinte, a assumir funções de Gerente de Sucursal. Em 1997 ingressa na Generali, aquando da fusão com o Grupo Vitalício, ocupando as mesmas funções. 

Foi Adjunto da Direção Comercial do Grupo Generali, com responsabilidade direta pela Área de Empresas e Negócios Internacionais. 
Em 2005 passa a desempenhar funções como Diretor Coordenador Comercial Corretores.

MárioVinhas juntou-se à MDS em 2013 e integraactualmente o Conselho de Administração da MDS Portugal, assumindo afunção de Chief Operations Officer.

É licenciado em Organização e Gestão de Empresas e Bacharel em Assistentes de Administração pelo Instituto Superior de Novas Profissões.
Direção JurídicaAna Cristina BorgesBiografia
Ana Cristina Borges
Ana Cristina BorgesDireção Jurídica
Ana Cristina Borges tem mais de 20 anos de experiência no setor segurador. Trabalhou nas principais companhias seguradoras portuguesas (Imperio-Bonança, ICI, Fidelidade), como Diretora dos Ramos de Responsabilidade e Linhas Financeiras e na Caixa Seguros como Diretora do Gabinete de Compliance, tendo ainda ocupado o cargo de Vice-Presidente da Comissão Técnica de Responsabilidade da Associação Portuguesa de Seguradores.
Juntou-se à MDS em 2008, como Diretora-geral da área de Responsabilidade Civil e Linhas Financeiras e, mais tarde, assumiu o cargo de Diretora-geral de Riscos Corporativos. Em 2013 foi nomeada CEO da MDS África, com responsabilidades no desenvolvimento das atividades em Angola.
Em 2015 foi nomeada CEO da MDS RE, uma subsidiária da MDS África, com responsabilidade direta nas atividades de desenvolvimento de resseguro nos mercados africanos e europeus.
Foi considerada em 2014 uma das 50 pessoas mais influentes no setor segurador da África subsariana pela Africa Insurance Review e, em 2016, figura na lista de «Mulheres influentes no setor segurador/ressegurador», no relatório da Intelligent Insurer.
Em 2019 passa a pertencer ao Conselho de Administração da MDS Portugal.
Diretora de Saúde, Vida e PrevidênciaAna Mota
Biografia
Ana MotaDiretora de Saúde, Vida e Previdência

Ana Mota é Diretora de Saúde, Vida e Previdência, incluindo a área de Benefícios da MDS.


Antes de ingressar na MDS em 2007, foi responsável pelo Ramo Vida e Seguros de Saúde na Victoria Seguros, tendo também exercido funções (1988 a 1995) na Associação Portuguesa de Seguradores (APS)

Com uma vasta experiência no setor segurador, é uma especialista de renome na área de Employee Benefits em Portugal.

Licenciou-se em Economia na Universidade Nova de Lisboa e concluiu a pós-graduação em Gestão de Empresas de Seguros e Fundos de Pensões pela Universidade de Barcelona.

Diretora de Corporate Risks e SME's PortoAndreia Dias
Biografia
Andreia DiasDiretora de Corporate Risks e SME's Porto
Andreia Dias - Diretora de Corporate Risks e SME's Porto
Diretor MDS CentroAntónio Albuquerque
Biografia
António AlbuquerqueDiretor MDS Centro
António Albuquerque - Diretor MDS Centro

Com um percurso profissional fortemente ligado à atividade comercial, gestão e acompanhamento de clientes e liderança de equipas, ao longo de mais de 30 anos. Iniciou a sua atividade no setor de seguros em 1995 como Exclusivo de uma Companhia de Seguros Vida. Em 1999 alargou o âmbito da sua atividade aos seguros Não Vida.

Integra os quadros da MDS em 2009, como responsável do escritório comercial de Coimbra, seu desenvolvimento comercial e da equipa de Gestão de Clientes. Em 2019 assume as funções de Direção da MDS Centro, com a responsabilidade pela dinamização e execução da estratégia definida para a zona centro. No seu percurso profissional na atividade seguradora, ao longo dos últimos 25 anos, frequentou diversos cursos de formação nas mais diversas áreas, comportamental, técnica, liderança de equipas, etc.

Diretora de Marketing e Comunicação Beatriz Cabral
Biografia
Beatriz CabralDiretora de Marketing e Comunicação

Formadaem Relações Internacionais pela Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo, com MBA em Gestão deMercados pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Finalizou o seu programa académico na Københavns Universitet e concluiu o curso de Estratégia e Inovação pelo MIT Sloan School of Management. O seu percurso profissional acumula experiência em Marketing,Comunicação, Inovação e Recursos Humanos. 

NoThe Luxury Marketing Council exerceu papel de consultora de parceriasestratégicas e curadoria de conteúdo, no Blue Management Institute colaborou nodesenvolvimento e na aplicação de metodologias de andragogia paradesenvolvimento de lideranças e cultura organizacional. Trabalhou na MDS Brasilpor 4 anos e há um ano lidera o departamento de Marketing e Comunicação do Grupo MDS.

Diretor de Negócio de RetalhoAndré Figueiredo
Biografia
André FigueiredoDiretor de Negócio de Retalho
Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho, possuí ainda uma Pós-Graduação em Marketing Digital no Instituto Português de Administração e Marketing e uma outra Pós-Graduação em Análise Financeira pela Faculdade de Economia do Porto.

No seu percurso profissional destaca-se, desde 2008, a coordenação do negócio Seguros Continente: conceito pioneiro em Portugal, que através da parceria com a SonaeMC (negócio do retalho alimentar do Grupo Sonae),dedica-se à venda de seguros para o mercado massificado de clientes através de canais diretos: site e call center.
Iniciou a sua atividade profissional em 1998, ocupando cargos de Responsável de Cash Management na Sonae Turismo, Responsável de Desenvolvimento, Controller e Responsável de Contas de Clientes na Modelo Continente SGPS.
Diretor da MDS PartnersDomingos Magalhães
Biografia
Domingos MagalhãesDiretor da MDS Partners

Domingos Magalhães iniciou a sua vida profissional no mundo dosseguros em 1990, na área comercial da Vitalício Seguros, tendo posteriormentesido responsável pela área comercial Porto e Corretores na Victoria Seguros,diretor na F. Rego e sócio gerente na DMS Broker. É Managing Partner naIberosegur, um broker de seguros especializados.

Em 2017 Domingos Magalhães assume o desafio de liderar a MDS Partners, desempenhando a função de Partners Director.

É formado em Ciências Humanas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.


Diretora de Corporate Risks LisboaFilipa Brito
Biografia
Filipa BritoDiretora de Corporate Risks Lisboa
Filipa Brito - Diretora de Corporate Risks Lisboa
Desenvolvimento de NegóciosFrederico Casal-Ribeiro
Biografia
Frederico Casal-RibeiroDesenvolvimento de Negócios

Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, especializou-se nas áreas do direito societário, comercial e de seguros, nas quais exerceu atividade durante vários anos.

Em 2001 ingressou na AIG (EUA) na divisão de Mercados Emergentes, sendo responsável pela abertura de novas operações na Europa Central e de Leste. Trabalhou no México e na Grécia na área de Agências (Ramos Vida e Acidentes Pessoais).



Foi Diretor de Agências da AIG Rússia durante três anos, tendo sido responsável pela abertura de 10 escritórios espalhados por todo o território russo. Em 2009 criou a sua própria mediadora de seguros, atividade que desenvolveu até 2013.

Em 2013, criou a Corretora de Resseguro Besso Re Brasil, onde foi Partner e CEO, tendo centrado a sua atividade nas áreas de Aviation, Energy, Property e Fine Arts and Species.

Diretor de Public EntitiesJoão Chapelas
Biografia
João ChapelasDiretor de Public Entities
João Chapelas - Diretor de Public Entities
Diretor Geral de Operações e Sistemas de InformaçãoJoão Rangel Vieira
Biografia
João Rangel VieiraDiretor Geral de Operações e Sistemas de Informação
João Rangel Vieira - Diretor Geral de Operações e Sistemas de Informação

João Vieira é Diretor Geral de Operações e Sistemas de Informação para Portugal e Brasil, tendo como missão manter a MDS numa posição de destaque na experiência do cliente, através de inovação tecnologia e eficiência operacional.

 

Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora, e Mestre em Gestão pelo Instituto Universitário de Lisboa IUL ISCTE.

Começou a sua carreira na Zurich Portugal, onde assumiu na área de sinistros várias funções, começou como Controller, posteriormente foi responsável de vários projetos de transformação organizacional e operacional, assumiu posições de liderança na área de sinistros, operações, inteligência de negócio, qualidade e gestão de fornecedores. Em 2015, após uma experiencia de dois meses na Zurich Brasil em 2014, transferiu-se definitivamente para a Zurich America Latina baseado num primeiro momento em São Paulo, e posteriormente em 2017 em Santiago do Chile. 

Em São Paulo desempenhou funções como Head of Claims Develoment & Delivery Latin América e em Santiago do Chile a partir de 2017 acumulou as suas funções regionais com as de Deputy Chief Claims Officer da Zurich Chile. 

Em 2018, ingressa na Chubb America Latina baseado em Santiago do Chile em funções de Head de Sinistros Digital e linhas de Acidentes Pessoais, Viagem e Vida. Em Janeiro de 2020 ingressa o Grupo MDS, baseado no Porto, para desempenhar responsabilidades internacionais em Portugal e no Brasil.

Diretor área Administrativa e FinanceiraJorge Almeida
Biografia
Jorge AlmeidaDiretor área Administrativa e Financeira
Jorge Almeida - Diretor área Administrativa e Financeira
Diretor de Crédito & CauçãoMarcos Polónia
Biografia
Marcos PolóniaDiretor de Crédito & Caução

Marcos Polónia juntou-se à MDS em 2009 onde assume a direção da área de Crédito e Riscos Financeiros.

Esteve envolvido no processo de arranque da COFACE em Portugal, uma das principais empresas de seguros de crédito do mundo, tendo exercido funções de Consultor Comercial, Responsável do Desenvolvimento Comercial, Delegado Territorial Adjunto e Coordenador Nacional de Vendas.




É licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique e concluiu com distinção o PGL (Programa de Gestão e Liderança) da AESE/IESE Business School. 


Editora Chefe FullcoverPaula Rios
Biografia
Paula RiosEditora Chefe Fullcover

Paula Rios conta com mais de 30 anos de experiência no setor segurador. De1985 a 2005 ocupou diversos cargos de gestão em empresas nacionais einternacionais do setor segurador, em áreas não vida, incluindo subscrição,sinistros (patrimoniais, transportes e responsabilidades), assessoria jurídicae técnica, desenvolvimento de produtos e gestão de cativas.
Possui uma vasta experiência em gestão e liderança de equipas, nomeadamente emprocessos de fusão e aquisição, gestão de processos de sinistro complexos enegociação a nível internacional. Representou o mercado segurador, quer em nomeda APS - Associação de Seguradoras Portuguesa - quer em nome do CEA - ComitéEuropéen des Assurances (agora Insurance Europe).

Tem experiência em termos de ensino, quer como docente, bem como comooradora convidada em eventos nacionais e internacionais sobre diversos temasrelacionados com a área do risco e seguros, nomeadamente responsabilidade civile responsabilidade ambiental.

É licenciada em Direito e tem uma pós-graduação em Gestão Estratégica eMarketing Estratégico, ambas na Universidade Católica Portuguesa.

Diretor de Infraestruturas e SistemasPaulo Terra
Biografia
Paulo TerraDiretor de Infraestruturas e Sistemas
Paulo Terra - Diretor de Infraestruturas e Sistemas
Diretor de Recursos Humanos e OrganizaçãoPedro Martins
Biografia
Pedro Martins Diretor de Recursos Humanos e Organização
Pedro Martins - Diretor de Recursos Humanos e Organização

Pedro Martins é Diretor de Recursos Humanos e Organização, tendo como missão  continuar a potenciar o capital humano e desenvolver as políticas de recursos humanos da MDS, bem como fomentar a melhoria contínua na organização.


Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra e em Recursos Humanos pela Université Grenoble Alpes, com uma carreira de mais de 15 anos, dos quais 8 são na MDS, desempenhou funções na área da Organização, processos e melhoria contínua, sendo PMO e Formador do sistema de melhoria contínua implementado na Sonae - Improve Our Work (IOW), no Sonae Training Center, desde 2019.

Anteriormente, integrou o grupo Real Seguros, como analista de negócio e qualidade, e a Arcelor-Mittal, onde assumiu funções na direção de recursos humanos corporativa na sede da empresa no Luxemburgo.

Diretor de Inovação e Desenvolvimento de TecnologiaPedro Monteiro
Biografia
Pedro Monteiro Diretor de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologia
Pedro Monteiro - Diretor de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologia
José Pedro Monteiro iniciou a sua vida profissional no mundo dos seguros em 2002, na área de Tecnologias de Informação / Desenvolvimento de Software na MDS.
Ao longo da sua carreira tem desempenhado cargos de gestão de equipas e de coordenação de projetos tecnológicos, sempre com um papel ativo no desenvolvimento de soluções informáticas de suporte ao negócio, no grupo MDS.
Em 2020 assume o desafio de liderar a Direção de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologia, tendo como missão continuar a promover a transformação digital nos produtos e serviços MDS.
É formado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.
Diretor de SinistrosPedro Pinhal
Biografia
Pedro PinhalDiretor de Sinistros
Pedro Pinhal - Diretor de Sinistros

Pedro Pinhal é o Diretor de Sinistros da MDS.

Iniciou a sua atividade na indústria seguradora em 2003 na Companhia de Seguros Tranquilidade.

Nesta seguradora desempenhou, inicialmente, funções de Perito Liquidatário de Danos Corporais tendo, em 2011 e até ingressar na MDS em 2016, assumido a responsabilidade do Serviço de Sinistros, tendo a seu cargo as equipas de: Peritos liquidatários de danos corporais; Sinistros de Acidentes Pessoais, Vida Risco e Vida Financeiros; Sinistros automóveis com danos corporais; Sinistros de Responsabilidade Civil com danos corporais e Sinistros Internacionais.

Paralelamente foi Perito-Árbitro no âmbito da Convenção de Regularização de Sinistros da Associação Portuguesa de Seguradores.

Antes de ingressar na Tranquilidade foi advogado dedicando-se às áreas do contencioso, direito societário, direito bancário e de seguros.

O Pedro é licenciado em Direito e pós-graduado em Gestão de Seguradoras e Fundos de Pensões e em Medicina Legal.

Diretor de Desenvolvimento de ParceriasRui Santos
Biografia
Rui SantosDiretor de Desenvolvimento de Parcerias
Rui Esclapes Santos conta com mais de 38 anos de experiência no mercado segurador. Ao longo da sua carreira tem desempenhado diversos cargos de direção, foco no negócio nacional, sempre com um papel ativo no desenvolvimento de negócio com a colaboração de todo o mercado segurador. 

Foi fundador e CEO da Serenitas, empresa de seguros criada em 1991 e que que integrou a MDS em 2011. Rui Esclapes Santos assume atualmente a direção da área de Partnerships Development na MDS Portugal.

Concluiu o Programa de Gestão e Liderança da AESE Business School, tendo ao longo da carreira frequentado inúmeros cursos relacionados com a atividade seguradora e gestão empresarial.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi