voltar

Seguros de Vida: proteção para um futuro incerto

21.07.2022
Seguros de Vida: proteção para um futuro incerto
Onde podem os seguros de Vida inovar?
Subscrever um seguro de vida é planear a longo prazo de forma a ter conforto num futuro incerto. No entanto, em Portugal o seguro de vida continua a ser muito associado ao crédito à habitação, dada a sua exigência pelas entidades bancárias. Isto faz com que, pese embora não seja obrigatório, acabe por ser encarado como tal.
Contudo, a incerteza trazida pela pandemia, a instabilidade do panorama internacional e a conjuntura inflacionista vêm reforçar as vantagens de subscrever um seguro de vida que garanta uma proteção pessoal e familiar mais abrangente. Até porque a liquidação de um empréstimo não assegura a manutenção da estabilidade financeira de uma família.
Assim, para a promoção do seguro de vida é essencial inovar e estar mais próximo das necessidades dos clientes. Por um lado, é necessário facilitar o acesso aos seguros de vida através do ambiente digital, com um processo simplificado de simulação e contratação. Deverá ser disponibilizada informação de forma fácil e transparente (permitindo comparar o que é comparável), e garantir o posterior acesso permanente à documentação contratual. Por outro lado, começamos a ver o aparecimento de novas coberturas, mais ligadas à cobertura de riscos temporários associados a eventos imprevistos que afetam o orçamento familiar, por implicarem diminuição da capacidade financeira de uma família ou individuo de lhes fazer face. É o caso de doenças graves, cirurgias ou perda de rendimentos de qualquer ordem.
Seja num mundo digital ou na subscrição de novas coberturas, os segurados devem contar com o apoio de entidades profissionais habilitadas para o melhor aconselhamento, como é o caso de corretores de seguros com competências comprovadas nesta área.

Pode o Seguro de Vida voltar a ser um ator relevante na captação de poupança? 
Sem dúvida que o seguro de vida é um importante veículo de captação de poupança e investimento, seja por via dos PPR’s, seguros de capitalização ou mesmo através de Fundos de Pensões patrocinados por empresas.
É cada vez mais importante que estas soluções se adequem às necessidades de cada fase da vida, com soluções Life Cycle que ofereçam coberturas em função da idade, da estrutura familiar e outros fatores condicionantes.  Para tal é essencial ter um aconselhamento especializado.



Ana Mota, Diretora de Saúde, Vida e Previdência da MDS Portugal
Publicado no Jornal Económico