voltar

Qual a melhor solução/produto para acautelar a reforma?

24.01.2022
Qual a melhor solução/produto para acautelar a reforma?
Acautelar a reforma é um imperativo nos nossos dias, mas antes de mais é importante perceber que não há uma solução ideal única. 

Há três fatores a considerar na seleção que cada um deve fazer: idade, capacidade de poupança e aversão ao risco. 

Adicionalmente, deverá ser tido em conta a expetativa para essa poupança e o nível de complementaridade de rendimento na reforma que se espera obter. 

Os mais jovens têm mais tempo para acumular ativos, podem arriscar mais, pois anos menos rentáveis serão compensados por anos de rendimentos mais elevados. 
Se esta poupança for iniciada apenas a partir dos 50 anos o esforço financeiro terá de ser maior e, provavelmente, a opção passará por produtos com menor risco. 

O mercado segurador, incluindo as sociedades gestoras de Fundos de Pensões, tem um amplo leque de produtos adequados à poupança para a reforma, quer para empresas quer para particulares. Desde os PPR’s aos Seguros de Capitalização ou às adesões a Fundos de Pensões, a oferta é muito variada. 

Com uma oferta tão alargada é possível ter uma solução adequada a cada perfil de risco. Mas será uma mais-valia contar com o aconselhamento de um consultor especializado para efetuar uma escolha adequada e consciente, ajudando a definir quando, como e onde poupar e investir. 



Ana Mota - Diretora de Saúde, Vida e Previdência, da MDS Portugal 
Publicado na edição Especial Soluções de Poupança & Reforma, Jornal Económico 
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi