voltar

MDS: a única empresa do sector segurador na lista das Inovadoras COTEC

03.10.2023
MDS: a única empresa do sector segurador na lista das Inovadoras COTEC
A MDS está novamente entre as empresas mais inovadoras – uma distinção atribuída anualmente pela COTEC Portugal, que visa reconhecer as organizações que se distinguem pelo seu investimento em inovação, robustez financeira e prestação económica.

Lançado em 2021, numa parceria entre a Associação Empresarial COTEC e os principais bancos comerciais em Portugal, o Estatuto Inovadora COTEC é considerado um selo de reputação e de distinção das empresas que, pela qualidade da sua liderança, gestão e desempenho de inovação, constituem verdadeiros exemplos de criação de valor para o País.

A MDS obteve, pelo segundo ano consecutivo, este estatuto, fruto do reconhecimento como uma empresa que investe em inovação e que, ao mesmo
tempo, apresenta solidez financeira, sendo a única do sector segurador a figurar na lista. «Desde sempre que a MDS coloca nas prioridades da sua agenda o investimento em inovação, nomeadamente tecnológica. Colocamos a tecnologia ao serviço do nosso ecossistema, para optimizar a experiência dos clientes e colaboradores. Este investimento tem permitido sermos mais eficientes e melhorar, a cada dia, os nossos processos e o serviço que disponibilizamos aos nossos clientes», explica João Vieira, director-geral de Operações e Sistemas de Informação da MDS Portugal.

«Enquanto corretor de seguros com actuação à escala global, o nosso propósito é continuar a ter um papel fundamental na inovação do sector e no mercado em geral. Iniciativas como esta da COTEC são fundamentais para fomentar mais investimento em inovação e é uma grande satisfação receber este reconhecimento do mercado», afirma.
 

FACTORES-CHAVE PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Ao longo dos seus quase 40 anos de história, a aposta no conhecimento, na inovação e em tecnologia tem sido o grande motor para potenciar a transformação da MDS e responder aos desafios, mantendo a competitividade e a liderança.

O foco da transformação centra-se na optimização de recursos, eficiência operacional e na melhoria da experiência do cliente, resultando no lançamento de projectos inovadores, no desenvolvimento de novos produtos, da omnicanalidade, dos dados e da automação.


SER UMA EMPRESA INOVADORA COTEC

Este estatuto tem por base métricas financeiras para avaliar a robustez da tesouraria e a capacidade de gestão das empresas, entre as quais volume de negócios ou exportações, e referenciais de inovação, como a intensidade de I&D e propriedade intelectual. É avaliada a inovação das empresas e medida a tradução desse investimento em crescimento e rentabilidade.
Ser uma empresa Inovadora COTEC significa aliar solidez financeira e eficiência operacional ao investimento tecnológico e em inovação, de modo a aumentar a competitividade e os resultados económicos no mercado, gerando crescimento.


«A MDS apresenta um investimento muito significativo para o sector em que actua. Acreditamos que o posicionamento de liderança que temos tido se deve, entre outros factores, à constante vontade de inovar», admite João Vieira.

«Para isso, criámos uma estrutura forte de gestão de projectos e reforçámos as áreas de tecnologia e inteligência de negócio e mercado, assentes numa cultura baseada nas pessoas e no seu elevado know-how – pilares estruturais, transversais a todas as geografias em que a MDS está presente, de modo a potenciar sinergias a nível global. Tudo porque a operacionalização da transformação digital não é um tema exclusivo da área de TI e
de gestão de projectos, mas implica o contributo de todas as áreas.»

E é da conjugação dos recursos investidos em conhecimento e tecnologia, assentes numa solidez financeira, que resulta a inovação rentável e o crescimento sustentável da MDS. «É uma jornada exigente, porque obriga a uma mentalidade de constante teste e aprendizagem, mas acreditamos que as apostas que temos feito têm sido assertivas. Mesmo as que podem não estar preparadas para o hoje, estarão para o amanhã e isso coloca-nos num posicionamento estratégico muito diferenciador no mercado», conclui.



CONHEÇA ALGUNS DOS PROJECTOS INOVADORES DA MDS QUE TÊM CONTRIBUÍDO PARA A TRANSFORMAÇÃO DO SECTOR


> TechSafeGo: aplicação móvel que permite subscrever um seguro para proteger telemóveis. Destina-se a smartphones usados e é capaz de fazer um diagnóstico ao estado do equipamento através de vários testes que irão determinar a elegibilidade do aparelho para ser segurado.

> SafeGoPremium: aplicação Web que permite aos retalhistas vender seguros nos seus pontos de venda (embedded insurance). É personalizável, de modo a criar uma experiência de compra integrada com a marca do parceiro, podendo ser configurada para vender qualquer tipo de produto e em qualquer loja.


Estratégia de omnicanalidade:

> Will: assistente virtual que tem como propósito auxiliar em pedidos relacionados com as apólices, a colocar questões sobre os seguros e realizar pedidos de cotação.

> myMDS: aplicação que permite aos clientes gerir a sua carteira. Podem gerir as suas apólices existentes e solicitar cotações para outros seguros. Ao mesmo tempo, podem ter uma visão geral do seu património, podendo inserir os seus bens, valores e respectivas fotografias e documentos, estejam ou não seguros. Podem ainda adicionar apólices não MDS à aplicação, para que possam gerir todos os seus seguros num só local.


Utilização dos dados para melhorar a experiência de cliente:

> Retenção de clientes: tem como propósito antecipar o conhecimento sobre a saída de clientes e apólices. Através do incremento do modelo de previsão, incorporando dados relevantes, procura-se optimizar a capacidade de identificar o momento da saída do cliente com maior eficácia. Um diferencial é a análise do valor de cada cliente, permitindo direccionar os esforços de retenção.

> Adequação da oferta aos clientes: visa personalizar campanhas de cross-selling para clientes da MDS, procurando optimizar ofertas, fortalecer relações e maximizar a aceitação. O modelo tem vindo a ser testado e envolve equipas de análise, marketing e vendas para a integração do mesmo nos processos da MDS.


Automação para aumento da eficiência operacional:

> OCR – Captura óptica de caracteres: esta tecnologia capta os dados das apólices, organiza-os e regista-os no sistema central. Sempre que um negócio é concluído, a informação da apólice tem de ser lida e devidamente armazenada nos sistemas. Este era um processo manual, que demorava cerca de 15 minutos por apólice. Este software, que combina a automatização de processos robóticos e o reconhecimento óptico de caracteres, faz esta tarefa automaticamente. Isto poupa muito tempo, permitindo redireccionar o foco das equipas para outras tarefas que trazem mais valor acrescentado à empresa.

> Multicotação: é uma ferramenta avançada de simulação e recomendação automática de seguros, tendo por base a combinação de técnicas de scraping, scoring, ranking e Robotic Process Automation, capazes de tornar o processo de multicotação (envolvendo múltiplas companhias) substancialmente mais completo, assertivo e célere.

> Automatização de processos: para optimizar o tempo que as equipas passavam a realizar tarefas administrativas, foi feito um diagnóstico das áreas da empresa e identificadas áreas-chave que precisavam de ser melhoradas. Desde 2020, foram desenvolvidos cerca de 30 processos automatizados para várias áreas da empresa.





Artigo publicado na edição #326 da Marketeer.