voltar

LIVRO FACES OF INSURANCE #2: DIALOGAR PARA NAVEGAR

08.01.2021
Faces of Insurance Jayme Garfinkel

O livro Faces os Insurance #2: Dialogar para Navegar traz à tona a trajetória de Jayme Garfinkel, narrada em uma imperdível conversa com Jorge Luzzi.  Nesta obra, que faz parte da coleção Face os Insurance (Faces do Seguro, em Portugês) é uma leituras enriquecedora, que vai muito além de biografia inspiradora do grande nome por trás da seguradora Porto Seguro e seu notável sucesso empresarial.


Trata-se de uma obra que, além de registrar a personalidade de caráter e a convicção de um dos maiores expoentes do mercado segurador brasileiro, revela também as nuances sobre as  adversidades vencidas por quem sempre soube como ser um bom líder mesmo nos momentos mais complexos:  Dialogar para Navegar  mostra como o ser humano por trás da gravata fez a diferença para todos aqueles que dependem de suas decisões e ações.


A dedicação ao diálogo como legado na carreira de seguros

Antes de Jayme Garfinkel fazer história à frente do seguro brasileiro, seu pai, Abrahão Garfinkel, já nutria o sonho de, um dia, ter sua própria companhia de seguros. Conquista essa que chegou na década de 1970, após quatro décadas de atuação na área, sem nunca ao menos ter pisado em uma faculdade.  


O patriarca Garfinkel, ao adquirir a Porto Seguros, tinha em mãos a 44º colocada no ranking das seguradoras brasileiras. Sua maior aposta,  e também a lição que o filho Jayme levou por toda sua carreira em seguros, foi a proximidade com os corretores, cultura até então pouco difundida no segmento. 


Mais do que proximidade, Jayme conta que a relação da Porto Seguro com os corretores e clientes era de carinho, cuidado e sensibilidade na prática e  este foi ocaminho que, com trabalho e empatia, levou ao crescimento da companhia. Tanto que, Jayme Garfinkel, mesmo sendo engenheiro civil de formação, decidiu adentrar ao universo dos seguros para seguir os passos de quem ele mais admirava: Abrahão, seu pai e seu herói, que o inspirou a praticar uma filosofia de dedicação e de diálogo junto a todos. 


Jayme conhece a importância de falar menos e ouvir mais. Dialogar em busca da melhor solução possível. Ter pulso firme para defender suas opiniões, mas humildade para aceitar conselhos. Em suas próprias palavras: "Não estou preocupado em fazer a minha opinião vencer. Quero que a melhor decisão prevaleça”.


"Mar calmo não faz bom marinheiro”

O caminho para transformar a seguradora Porto Seguro em uma empresa de R$20 bilhões de valor de mercado não foi fácil ou suave, mesmo com a inquestionável dedicação de Jayme Garfinkel e sua paixão pela indústria dos seguros. Sua carreira, tão intrinsecamente conectada à filosofia e aos sonhos de pai, passou por momentos turbulentos, que colocaram à prova sua capacidade de lidar com perdas e conflitos. 


 O lançamento do livro traz ao leitor um retrato das adversidades e percalços que permearam sua trilha até o ápice de seu sucesso empresarial: a repentina morte de seu pai, a mudança das regras que regiam o DPVAT e que atingiram em cheio um quarto da renda da Porto Seguro, além de crises que dividiram a família na gestão da empresa. 


Neste aspecto,  o lançamento do livro Faces os Insurance #2: Dialogar para Navegar, traz uma verdadeira aula sobre resiliência, perseverança e sabedoria para profissionais do seguro e uma inspiração para administradores de todos os segmentos. O volume está repleto de testemunhos de grandes nomes do mercado segurador e que demonstram, mesmo sob diferentes perspectivas, como Jayme Garfinkel foi uma figura inspiradora e necessária para o segmento no Brasil.


A história de Jayme também é sobre como incentivar a leitura


Faces os Insurance #2: Dialogar para Navegar é um dos diversos títulos do acervo da MDS Publication. Neste volume em especial,  com cativante introdução do Dr. José Manuel Dias da Fonseca e texto cirúrgico de Jorge Luzzi, mostra como os livros sempre tiveram um papel fundamental na vida de Jayme  Garfinkel.


O leitor desta edição terá a chance de conhecer algumas das referências literárias do empresário, em quais contextos elas foram inspiradoras e como através dos livros e de seu desejo transformador,  Jayme  Garfinkel colaborou para melhorar a educação brasileira através de programas como o Educação Parceira e a Associação Crescer Sempre, entidade sem fins lucrativos que atua na educação infantil, ensino médio e também cursos profissionalizantes para adultos, além de trabalhos sociais como a Ação pela Paz, que atua na reinserção de ex-presidiários no mercado de trabalho.


Conheça a vida, o olhar e  sobretudo a contribuição de  Jayme  Garfinkel  para a história do seguro 


Acesse e baixe gratuitamente o Faces os Insurance #2: Dialogar para Navegar aprecie a leitura deste legado.



#MDSBrasil #FacesOfInsurance #JaymeGarfinkel #MDSPublications