voltar

A importância estratégica dos seguros de transporte

21.12.2023
A importância estratégica dos seguros de transporte
Num mundo cada vez mais globalizado, a eficiência e segurança no transporte de mercadorias são fundamentais para o sucesso dos negócios. Os múltiplos imprevistos que podem acontecer na complexa teia logística global tornam os seguros de transporte uma ferramenta indispensável para proteger as empresas, atenuando o impacto económico que pode resultar em perdas inesperadas. 

Aos tradicionais riscos que afetam o transporte de mercadorias e que podem acontecer tanto durante o transporte, como durante o manuseamento da carga acidentes, avarias, perda, roubo, etc., somam-se hoje riscos geopolíticos, outros associados às alterações climáticas e os que decorrem da própria tipologia da mercadoria transportada.  

A título de exemplo, podemos falar do transporte de viaturas elétricas e respetivas baterias, que têm sido responsáveis por alguns dos mais graves sinistros a que temos assistido nos últimos anos. Em vários destes sinistros que envolveram baterias de lítio, foi geralmente reportada a violência que o incêndio assumiu, a dificuldade em extingui-lo e os reacendimentos espontâneos que ocorreram horas ou dias após terem sido dominados. 

Se nos centrarmos no transporte marítimo, e se tivermos presente a dependência que temos deste meio (cerca de 80% dos bens que que consumimos são transportados por via marítima), devemos ficar ainda mais alertas face aos grandes desafios associados, e que decorrem, essencialmente, de quatro fatores: as consequências da Covid-19, com a crise de tripulações que causou, o facto de os navios se apresentarem cada vez maiores com os novos problemas que colocam, a cadeia de fornecimento e as alterações climáticas. 

Por outro lado, a preocupação com a sustentabilidade está cada vez mais presente - e também aqui os seguros desempenham um papel importante, ajudando a mitigar eventuais problemas ambientais através de regras de subscrição e prevenção cada vez mais alinhadas com práticas sustentáveis que permitem reduzir o risco e o consequente impacto ambiental. 

Assim, num ambiente empresarial cada vez mais dinâmico, os seguros de transporte assumem uma importância estratégica para as organizações a diferentes níveis: 
  • Proteção financeira 
  • Prevenção 
  • Sustentabilidade. 

A responsabilidade do transportador, limitada em função das convenções aplicáveis a cada meio de transporte, é claramente insuficiente perante muitos dos eventos suscetíveis de ocorrer durante o transporte, nomeadamente quando o valor da mercadoria enviada excede o montante pelo qual o transportador é legalmente responsável, ou quando o destino para o qual vai enviar a mercadoria é pouco habitual e carece de infraestruturas adequadas.  

Conscientes desta limitação, as empresas devem procurar salvaguardar-se, contratando um seguro de transporte que lhes garanta a proteção adequada para enfrentar, com confiança acrescida, os desafios que o transporte de mercadorias lhes coloca e, para tal, existem hoje múltiplas soluções adequadas à especificidade de cada risco. 

 


Domingos Magalhães, Managing Partner da Special Insurance 
Publicado no Vida Económica