MDS lança primeiro seguro para drones na Europa pay as you use através de app

26.03.2019
A MDS, multinacional de origem portuguesa líder na corretagem de seguros e consultoria de risco, acaba de lançar o primeiro seguro para drones na Europa que permite aos utilizadores contratar, via app, uma solução de proteção do aparelho por um determinado período de tempo de utilização

Através da aplicação móvel FlySafeGo, a MDS oferece a possibilidade de subscrever online um seguro de responsabilidade civil para drones que garante os danos patrimoniais e/ou não patrimoniais causados a terceiros. A app permite, assim, de forma simples e em tempo real, subscrever o seguro para a aeronave não tripulada e voar com a certeza de que está protegido.

O seguro para drones é obrigatório por lei para aeronaves com peso superior a 900 gramas, devendo garantir a responsabilidade civil dos operadores de aeronaves não tripuladas pilotadas por controlo remoto. A solução desenvolvida pela MDS garante as indemnizações resultantes de danos patrimoniais e/ou não patrimoniais decorrentes de lesões corporais e/ou materiais causadas a terceiros pela aeronave, durante a sua utilização em Portugal.

Ao desenvolver uma app específica para o seguro de drones, a MDS oferece a possibilidade de subscrever o seguro por um período de tempo definido e determinado, tendo em conta as horas de utilização do drone. Os subscritores têm também a possibilidade de escolher diferentes opções de capital para a cobertura de responsabilidade civil, que podem ser de 100.000€, 250.000€ e 500.000€.

Mário Vinhas, Deputy Executive Diretor da MDS; afirma: "A inovação é um dos vetores de atuação da MDS, que tem apostado na criação de novas soluções e produtos, que aportem valor para os clientes, para o mercado segurador e a sociedade em geral. Dando mais um passo neste seu percurso pioneiro, a MDS criou uma solução inovadora que oferece a possibilidade de subscrever online um Seguro de Responsabilidade Civil para Drones através de uma aplicação móvel. Esta solução única na Europa já mereceu nomeação para prémio de inovação no sector e leva-nos a pensar na sua expansão para novos mercados. Atualmente já está disponível em Portugal, estando já em desenvolvimento a sua extensão para outros países europeus.”

App ajuda na utilização dos drones
No seguro para drones da MDS todo o processo de simulação, subscrição e emissão da apólice decorre online, através da app FlySafeGo, reforçando a aposta estratégica da MDS no digital. O processo foi desenhado de forma a tornar a subscrição do seguro simples e rápida, sendo preciso apenas 35 segundos para concretizar todo o processo.

A app permite também ter uma oferta pay per use, ou seja, o cliente só paga pelo tempo que usufruir da proteção concedida pelo seguro. Já disponível para Android, e muito brevemente também para dispositivos Apple, a app permite o pagamento do seguro na hora, através de MB Way ou de cartão de crédito.

A inovadora app FlySafeGo é também uma ajuda para todos os que pretendem utilizar um drone. A app indica as condições de voo para a localização onde pretende voar, além de identificar as áreas restritas e as autorizações necessárias para voar.

A solução foi desenvolvida em parceria pela MDS e a FlySafeGo, sendo o seguro subscrito junto da Una Seguros.