MDS faz história ao tornar-se no único Lloyd's broker de origem portuguesa

09.10.2017
A MDS, multinacional de origem portuguesa líder na corretagem de seguros e consultoria de riscos, foi aprovada como broker do Lloyd’s, tornando-se na única empresa nacional, e a única de todos os países de expressão portuguesa, a poder exercer a atividade diretamente junto do mais importante mercado de seguro e resseguro do mundo, em Londres.

Este registo histórico para o setor financeiro português ocorre após um longo e exigente processo de aprovação, que durou cerca de um ano, e abre novas perspetivas para as empresas e economia nacional na proteção contra os riscos a que estão expostas.

José Manuel Dias da Fonseca, CEO do Grupo MDS, salienta: "Este é um marco na história da MDS e do setor segurador em Portugal. Não só pelo reconhecimento que implica para a MDS, pois o Lloyd’s é uma organização extremamente exigente no que respeita aos seus parceiros  de  negócio,  mas  também  pelas  possibilidades  que  nos  abre  relativamente à construção de soluções cada vez mais inovadoras e adaptadas às necessidades dos nossos Clientes. A crescente complexidade dos riscos com que as empresas e economias hoje se deparam - como os riscos climáticos, o cyber risk ou o supply chain - exigem soluções cada vez mais sofisticadas, sendo que o Lloyd’s é certamente o parceiro ideal para apoiar a MDS e os seus clientes nestes desafios”.

O  estatuto  de  broker  do  Lloyd’s  permite  à  MDS  o  acesso  direto  a  um  dos  mais importantes mercados de seguro e resseguro do mundo, que reúne um conjunto único de subscritores de risco altamente especializados, sustentado por um rating financeiro sólido e licença para operar a nível internacional em mais de 200 países.

O Lloyd’s é hoje o grande centro mundial para seguros e resseguros especializados, sendo o mercado de eleição para a gestão de riscos emergentes, pouco conhecidos e complexos. Com mais de 300 anos de história, durante os quais atravessou várias crises mundiais, soube sempre sobreviver e reinventar-se, o que lhe permite ser a referência mundial na sua área. Fruto desta resiliência, o Lloyd’s ocupa a sexta posição no ranking dos maiores grupos resseguradores  mundiais  e  a  terceira  no ranking dos  maiores  Grupos  Resseguradores mundiais "Não Vida” da A.M. Best, com um volume de prémios totais geridos em 2016 de 29.862 milhões de libras (34.059 milhões de euros).

A MDS, fundada em 1984, é o corretor de seguros líder em Portugal, o quarto maior broker no Brasil e um player de referência no mercado angolano. A entrada no Lloyd’s é mais um momento relevante do contributo que a MDS tem dado ao setor segurador em termos de profissionalismo, rigor, eficiência, sofisticação, qualidade, serviço e sobretudo inovação, através de várias iniciativas pioneiras, tanto em Portugal como no exterior.

Para Juan Arsuaga, Presidente e CEO Lloyd’s Iberia: "É um prazer anunciar a nomeação da MDS como o único corretor Lloyd's de origem portuguesa. O Lloyd's, um mercado de seguros, coloca todos os seus riscos através de intermediários. Temos 99 sindicatos, 258 corretores Lloyd's e 3.859 coverholders distribuídos por mais de 200 territórios. A MDS poderá assim ajudar o mercado português a encontrar soluções de seguro no nosso mercado, especialmente nos casos em que são necessárias grandes capacidades e um forte rating financeiro ou quando falamos de riscos altamente especializados. Desejamos à MDS um grande sucesso e nos permita continuar a ter acesso e a trabalhar com o mercado português de seguro e resseguro de forma eficaz.