voltar

Dica #7 | Cultura ao seu dispor

09.05.2020
Cultura MDS COVID

O isolamento social já dura quase há dois meses e se, no início, sentiu facilidade em ocupar o tempo, agora podem começar a faltar distrações. De facto, não há limpezas que precisem de ser feitas todos os dias e passear o cão na rua não ocupa o dia todo. Durante a semana, o trabalho ocupa grande parte do dia (para quem está em teletrabalho), por isso o maior problema podem ser, sem dúvida, os fins de semana. Dois dias sem sair de casa e sem nada para fazer podem ser agonizantes. 

A cultura não está, no entanto, de quarentena. Aproveite este tempo livre para mergulhar num livro, filme, série, ou até num concerto: são inúmeras as opções. Deixamos algumas ideias abaixo. 

São várias as plataformas de streaming a que pode recorrer nesta altura. Netflix e HBO podem ser as mais populares, mas se procura opções mais alternativas, tem a Filmin ou, se procura algo gratuito, pode recorrer à RTP Play. Nestas plataformas encontra filmes, séries, documentários e até programas televisivos. 

A leitura pode também ocupar um lugar no seu dia-a-dia. Enquanto as livrarias continuam fechadas, recorra às plataformas online: Wook, Bertrand, Leya ou Fnac são algumas das disponíveis e até com promoção nos envios. De certeza que encontrará livros a seu gosto, desde técnicos a históricos. Em voga estão também os audiobooks ou ebooks, a que pode recorrer. Se não quiser investir, procure opções gratuitas. Estes sites, por exemplo, têm livros grátis para download: Gutenberg, Open Library e, em português, a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM)

Os espetáculos também não estão mortos, sejam eles de música ou teatro. Aliás, esta pode até ser uma oportunidade para assistir a peças fora da sua zona de residência. O Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, traz mais de 20 espetáculos e leituras online, para todas as idades, durante o mês de Maio. No Porto, o Teatro Nacional São João, disponibiliza peças, ensaios, oficinas online, acessíveis a qualquer pessoa. E em relação à música, apesar da proibição de festivais até 30 de Setembro, existem outras opções mais caseiras. São vários os músicos que têm usado as suas próprias plataformas, como o Instagram, para fazer concertos em direto. Tiago Bettencourt toca todas as segundas às 22h e Bruno Nogueira popularizou o programa "Como é que o bicho mexe”, assistido por mais de 50 mil pessoas todas as noites. 

Por fim, e dentro das grandes tendências que vivemos hoje em dia, destacamos os podcasts. Disponíveis em diferentes plataformas, como Spotify, Itunes ou Google Podcasts, nos podcasts pode ouvir debates, discussões, leituras e de tudo um pouco, sobre o tema que quiser. 

Estas foram as nossas dicas para aproveitar tudo o que a cultura lhe pode oferecer no isolamento. Para saber mais, siga-nos no Facebook, LinkedIn e Instagram e continue a acompanhar a série de conteúdos que preparamos para o ajudar, a si e à sua família, a superar este momento delicado com assistência e qualidade de vida. 


#MDSPortugal #DeBemComAVida #HomeOffice #Care #Informacao #Saúde #Health #COVID19 #Segurança #VivaComSaúde #DicasMDS