voltar

Dia Mundial da Língua Portuguesa assinalou-se pela primeira vez ontem

06.05.2020
Dia Mundial da Língua Portuguesa assinalou-se pela primeira vez ontem

A UNESCO oficializou o dia 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa no ano passado, e a data celebrou-se pela primeira vez em 2020. A efeméride foi, assim, assinalada ontem com uma cerimónia e um concerto online em que participaram duas dezenas de personalidades lusófonas da política, letras, música e desporto.

 

A iniciativa resultou de uma parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, CPLP, representação portuguesa na UNESCO, ONUNews e RTP.  Foram difundidas mensagens do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro português, António Costa, do chefe de estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e do embaixador Sampaio da Nóvoa, representante de Portugal na UNESCO.

 




O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7% da população mundial. É língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.