voltar

Como proteger a sua empresa dos riscos ambientais 

19.10.2021
Como proteger a sua empresa dos riscos ambientais 
O clima está a mudar e a provocar fenómenos meteorológicos com consequências cada vez mais nefastas. Ondas de calor, tempestades e furacões devastadores, cheias a contrastar com secas extremas – as alterações climáticas têm tido um impacto crescente na vida de pessoas e empresas em todo o mundo e são um dos riscos mais complexos que a humanidade enfrenta.  

Os fenómenos climáticos podem gerar perdas económicas superiores às da Covid-19, segundo as conclusões da Oxfam baseadas no estudo do Swiss Re Institute. O mundo pode perder cerca de 10 por cento do valor económico total em meados do século, se as alterações climáticas permanecerem na trajetória atualmente prevista e se o Acordo de Paris e as metas de emissões líquidas zero para 2050 não forem cumpridas. Urge, por isso, uma mudança célere rumo a um planeta mais sustentável.    

Do ponto de vista corporativo, se por um lado, muitos negócios são diretamente afetados pelas alterações climáticas, por outro, as próprias empresas são um dos maiores emissores de gases de efeito de estufa, podendo causar diversos tipos de danos ambientais no decurso das suas atividades.  

É, por isso, essencial que as empresas estejam conscientes dos impactos ambientais decorrentes das suas atividades e incorporem práticas mais sustentáveis, identificando os riscos a que estão expostas a longo prazo e desenvolvendo uma estratégia de mitigação, gestão e transferência de risco.  

   

Responsabilidade Ambiental: proteja o ambiente e o seu negócio 

Sabendo que ninguém está livre de ser afetado por um incidente ambiental, uma solução como um seguro de Responsabilidade Ambiental garante proteção às empresas pelos danos ambientais que possam ser originados no decurso da sua atividade, assegurando os recursos necessários para a mitigação, reposição e reparação em caso de sinistro.  

O seguro de Responsabilidade Ambiental garante uma parte importante (que não a totalidade) do dever legal de constituição de uma garantia financeira em caso de dano ambiental a que empresas com atividades potencialmente poluidoras estão obrigadas. 

Na realidade, os riscos ambientais são passiveis de criar danos que podem ir além dos patrimoniais. Podem gerar a quebra de confiança por parte de clientes, acionistas e terceiros, bem como colocar em causa a credibilidade de uma marca ou empresa.  

Com este seguro tem uma solução que minora os impactos financeiros e de reputação no seu negócio, ao assegurar os custos de reparação, limpeza, defesa jurídica, interrupção de atividade, entre outros.  

Proteja o seu negócio e o meio ambiente. A nossa equipa de especialistas está disponível para o apoiar na definição da solução de proteção mais adequada à sua atividade.  




Aceda aqui à versão digital da FULLCOVER #13 para saber mais sobre os riscos das Alterações Climáticas.