Seguros de Transporte

O QUE É O SEGURO DEMERCADORIAS TRANSPORTADAS?
O QUE NÃO FICACOBERTO PELO SEGURO?
Apesar de a extensão da cobertura ser diferente em funçãodas cláusulas aplicáveis, as apólices de mercadorias de uma maneira geralexcluem: dolo, insuficiência ou inadequação da embalagem, vício próprio e perdaou dano causados por demora.
QUEM DEVECONTRATÁ-LO: O IMPORTADOR OU O EXPORTADOR?
Qualquer dos envolvidos no processo pode/deve segurar osdanos à carga. De acordo com o contrato e o incotermutilizado, o seguro de mercadoria poderá ficar a cargo do comprador ou dovendedor.
O QUE SÃO OSINCOTERMS?
São os termos utilizados num contrato internacional decompra/venda que, no que respeita ao seguro, definem qual das partes (vendedorou comprador) tem a obrigação de o contratar e pagar o prémio respetivo.
Alguns dos incoterms mais comuns são: EXW (Exworks), FOB (Free on board), CIF (Cost, insurance and freight
SEGUROS DE TRANSPORTEEM TEMPO DE PANDEMIA
Os tempos que vivemos trazem novas experiências e dificuldadesacrescidas, mas também novas oportunidades.
As empresas têm-se adaptado, reinventado e, por vezes,mudado radicalmente o percurso de muitas décadas. São novos produtos, novosmercados, novos canais, novos fornecedores, novos clientes.
Esta mudança rápida deixa a empresa, em muitos casos,exposta a novos riscos que até então não tinha experimentado. Os factos enúmeros não mentem e devem servir de alerta para a necessidade de protegermos amercadoria com um seguro adequado. Por exemplo, os equipamentos de proteçãorelacionados com a Covid foram particularmente visados pelos criminosos. Aprocura do mercado negro levou a uma série de roubos de equipamento de proteçãopessoal, visto que os infratores sabiam que este era um dos produtos maisvalorizados. Os dados registados "apenas”pela TAPA – Transported Asset Protection Association, referentes ao período de marçoa agosto 2020, já demonstram a dimensão do problema:
- 680.000 máscaras duma localização desconhecidana República Checa a 17 de março
- 500.000 máscaras roubadas de um camião em Françaque ia para a fronteira espanhola, a 7 de maio
- 200.000 máscaras desapareceram de um camiãoestacionado numa estação de serviço em Espanha a 8 de maio
- 50.000 fatos de proteção médica foram roubadasde um camião numa área de serviço em França a 7 de abril
- 500 ventiladores roubados do armazém de destinoem Colónia, Alemanha, em 16 de março
- Um carregamento de gel desinfetante roubado deum camião em Odsmalsbron na Suécia a 6 de abril
- Luvas e equipamentos de proteção médica roubadosde um camião em Bergen, Noruega, a 20 de março
- Máscaras roubadas de um veículo emCoulounieix-Chamiers em França, a 18 de março
A procura de outro produto altamente valorizado durante aquarentena foi também refletida no roubo de 130.000 rolos de papel higiénico dereboques em Walsall, no Reino Unido, a 20 de março.
Cinco países tiveram 87% de todos os roubos de cargareportados pela TAPA no período de 6 meses: Reino Unido (1.670 incidentes), Alemanha(827), Holanda (170), Espanha (129) e Rússia (63). Ou seja, quatro destespaíses estão entre os principais parceiros comerciais portugueses.
De realçar ainda que outros seis países reportaram também umnúmero de incidências superior a dois dígitos neste período, a saber: Itália, Dinamarca,Roménia, Bélgica, Hungria, e República Checa.
De referir que à TAPA só são comunicadas as ocorrências degrande dimensão.