voltar
Patrick Chan junta-se ao Grupo MDS como Senior Adviser
07.09.2026

O Grupo MDS dá as boas-vindas a Patrick Chan, que assume funções de Senior Adviser, International Development, para apoiar os objetivos estratégicos do Grupo nos mercados em que já opera.
O antigo Managing Director da Nova Insurance Group e reconhecido profissional do mercado segurador internacional iniciou funções no MDS Group em setembro.
Com mais de 35 anos de experiência, Patrick Chan irá apoiar o desenvolvimento do negócio do Grupo nos seus principais mercados, nomeadamente no mercado ibérico, América Latina e África, identificando novas oportunidades e facilitando o acesso dos clientes ao conhecimento especializado e aos serviços locais da MDS.
Patrick conhece bem o Grupo MDS e a sua equipa de gestão de topo, graças à relação de longa data com a Brokerslink. Desde 2007, contribuiu ativamente para a expansão e projeção internacional da rede e, em 2018, foi o anfitrião da Conferência Global da Brokerslink, quando o evento regressou a Hong Kong.
Antes de se juntar à Nova, uma das maiores corretoras independentes de Hong Kong, Patrick Chan desempenhou funções de liderança na Swire Insurance Brokers, onde foi responsável pela área de corretagem de seguros e pelas operações na China, e passou também pelo Standard Chartered Bank, onde adquiriu experiência internacional em bancassurance. Tem experiência nas áreas de construção, riscos patrimoniais, responsabilidade civil, linhas financeiras e aviação, além do apoio a clientes com investimentos na China.
Foi presidente da Hong Kong Confederation of Insurance Brokers (CIB), é membro de longa data do Hong Kong Member Advisory Board do Australian and New Zealand Institute of Insurance and Finance (ANZIIF) e membro da Hong Kong Academy of Finance, um centro de excelência dedicado ao desenvolvimento de líderes do setor financeiro. Integrou também o grupo de trabalho independente da Insurance Authority, criado pelo Governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong, que contribuiu para facilitar a transição para o novo regime de autorregulação.
José Manuel Fonseca, CEO do Grupo MDS, afirmou:
"Atrair um profissional tão respeitado como Patrick e motivá-lo a regressar à atividade para apoiar as nossas ambições estratégicas nos mercados onde já operamos demonstra bem o caminho que o Grupo MDS percorreu nas últimas décadas. Estou muito satisfeito por voltar a trabalhar com Patrick. A sua ampla experiência no setor segurador será determinante para reforçarmos as nossas competências atuais e desenvolvermos novas capacidades para o futuro.”
Patrick Chan, Senior Adviser, International Development, afirmou:
"Estou muito satisfeito por me juntar ao Grupo MDS e trabalhar com uma equipa tão experiente. Conheço há vários anos a equipa de gestão da MDS, liderada por José Manuel, e admiro a sua dedicação aos clientes e a forma como procura fazer a diferença. São princípios que ajudam a explicar o crescimento e o sucesso do Grupo.”
