voltar
MDS junta-se ao Lycée Français International de Porto para lançar projeto transformador que une academia e setor empresarial
17.07.2025

- Com a curadoria da MDS e da Católica Porto Business School, ShiftED – Educação Muda o Futuro visa capacitar jovens para os desafios profissionais do futuro
- Projeto antecipa futuro do mercado de trabalho, no qual 65% das atuais crianças deverão trabalhar em profissões ainda inexistentes e em que as tecnologias serão responsáveis pela criação de 170 milhões de novos empregos e eliminação de 92 milhões até 2030
O ShiftED – Educação Muda o Futuro vai ser lançado no próximo dia 24 de julho, na sede da Knok, scale-up portuguesa na área de healthcare, embaixadora da Google e parceira do projeto. A MDS e a Católica Porto Business School são mentoras deste projeto inovador, idealizado e produzido pela agência de marketing CoCreating LAB, com os parceiros XPENG (Salvador Caetano), Knok, Google e Konica Minolta, que se unem para aproximar o ensino da evolução do mercado de trabalho.
Ao longo do próximo ano letivo será dinamizado no Lycée Français International de Porto um programa complementar ao currículo pedagógico dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, concebido para desenvolver competências essenciais nos alunos dos 6 aos 18 anos, aumentando a sua preparação para os desafios profissionais do futuro.
Com um formato interativo de networking que envolve alunos, famílias, empresas e especialistas, serão focadas áreas estratégicas que constituem pilares na evolução do mercado do trabalho, como a transformação digital e Inteligência Artificial (IA), sustentabilidade e inovação social, e literacia financeira.
"A MDS associa-se ao ShiftED no âmbito do nosso compromisso com a promoção do conhecimento e da sustentabilidade. Este projeto nasce da convicção de que é fundamental aproximar o ensino do mundo empresarial, através de experiências formativas inovadoras e alinhadas com as tendências globais. Acreditamos que investir na educação é preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro – e é esse o caminho que escolhemos seguir”, afirma João Rangel Vieira, Diretor Geral de Tecnologia da MDS e CEO da Solutions 360.
Para Sofia de César Machado, Vice-Presidente do Lycée Français International de Porto: "A ideia deste projeto surge numa tomada de consciência de que o mundo está a evoluir a uma velocidade vertiginosa. A formação de futuros profissionais de excelência passa, inevitavelmente, por dotá-los de literacia digital e tecnológica. Esta preparação não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade absoluta para garantir a sua adaptação e protagonismo num futuro cada vez mais moldado pela IA. No LFIP formamos cidadãos do mundo para o mundo onde as competências na área da IA são uma exigência incontornável.”
Para Andressa Vieira, Fundadora do CoCreating LAB, "o projeto ShiftED tem como finalidade preparar os alunos para um mercado profundamente moldado pela evolução digital, uma economia mais verde e regenerativa e um mercado de trabalho interconectado, que terá na base uma sociedade financeiramente consciente, com maior empatia, colaboração e inovação social”.
As previsões do Future of Jobs Report do World Economic Forum indicam que as novas gerações vão enfrentar um mercado em transformação, estimando-se que 65% das atuais crianças vão trabalhar em profissões ainda inexistentes, devendo as tecnologias ser responsáveis pela criação de 170 milhões de empregos e eliminação de 92 milhões até 2030, podendo as áreas como ciência de dados e ciber segurança crescer mais de 30%, de acordo com Bureau of Labor Statistics. Por outro lado, a transição para uma economia sustentável pode gerar 24 milhões de novos empregos globalmente até 2030, segundo estatísticas da ONU e da ILO.
