voltar

Vai de férias? Conheça as vantagens do seguro de viagem para umas férias tranquilas

27.07.2022
Vai de férias? Conheça as vantagens do seguro de viagem para umas férias tranquilas
As tão desejadas férias estão a chegar? Seja com os amigos, a família ou até sozinho, aquilo que pretendemos quando esta altura chega é ter umas férias tranquilas. Mas quer vá viajar pelo país ou para um destino internacional, há contratempos que não conseguimos prever.  

Ter um seguro de viagem permite que não tenha que se preocupar com situações comuns que podem ocorrer antes da partida ou durante a viagem, tais como acidentes, despesas médicas, atraso de voos ou perda de bagagem, que podem ser dispendiosas e um transtorno quando estamos longe de casa. 

Por isso, quer vá à descoberta de Portugal ou do mundo, numa viagem de aventura ou para um destino cultural, cosmopolita ou com praias paradisíacas, o seguro está lá para garantir que, qualquer que seja o seu destino, tem uma viagem tranquila com um bom regresso a casa.  

  

O que garante um seguro de viagem 

Pode considerar que subscrever um seguro de viagem é um custo adicional, mas imagine que tem um acidente numa viagem internacional em que necessita de cuidados médicos, que fica doente antes da viagem que reservou e tem que a cancelar ou que a sua bagagem foi perdida, danificada ou roubada. 

São imprevistos que podem estragar as suas férias e acarretar custos se não tiver um seguro que garanta estas despesas. 

Por norma, os seguros de viagem incluem as seguintes coberturas: 

  • Perda/roubo de bagagem  
  • cancelamento de viagem e reembolso de férias não usufruídas 
  • despesas médicas, farmacêuticas ou de hospitalização 
  • transporte ou repatriamento  
  • indemnização por morte ou invalidez. 
  
 
O que acontece se a minha viagem for cancelada ou se já não puder viajar?   
Ao escolher um seguro de viagem com cobertura de cancelamento, poderá ser reembolsado pelo custo da sua viagem, incluindo voos, alojamento, cruzeiros, excursões, bilhetes para eventos, entre outros, ou, se lhe tiver sido dada a opção de remarcar a viagem, o seguro poderá cobrir as taxas de alteração cobradas pelos fornecedores.  
Esta cobertura poderá ser acionada por motivos de falecimento de familiar direto, questões de saúde, entre outros. 
 
Tenho o Cartão Europeu de Seguro de Doença. Preciso de um seguro de viagem? 
O CESD garante o acesso assistência médica durante uma estadia temporária em qualquer um dos 27 países da União Europeia, bem como na Islândia, no Listenstaine, na Noruega e na Suíça. Esta assistência é prestada nas mesmas condições e ao mesmo custo que as pessoas cobertas pelo sistema de saúde público de cada país, o que significa que alguns atos podem não ser gratuitos e ter que pagar taxas moderadoras ou comparticipações. Além disso, não cobre cuidados de saúde prestados no setor privado.  

Por estas razões, o CESD não funciona como uma alternativa ao seguro de viagem. 
 
Vou passar férias em Portugal. Qual a mais valia de ter um seguro de viagem?  
Os imprevistos podem acontecer em qualquer lugar, por isso, mesmo que as suas férias sejam passadas no nosso país, ter um seguro assegura-lhe proteção, por exemplo, em situações de perda ou roubo de bagagem, caso tenha que cancelar ou interromper a viagem ou numa emergência médica em que tenha que recorrer ao setor privado.   
  
O seguro de viagem cobre os custos com o cancelamento devido à COVID-19? 
O seguro de viagem pode incluir uma cobertura que assegura o cancelamento em caso de teste PCR positivo para a Covid-19.  
 
O que ter em conta na hora de avaliar as coberturas existentes 
Quando subscrevemos um seguro de viagem, há fatores essenciais a ter conta para garantir a proteção adequada: avaliar os riscos do destino, a duração da viagem, se vai realizar atividades físicas com algum risco, se tem alguma condição física ou de saúde que implique cuidados médicos e os equipamento e valores que leva. 
Na MDS aconselhamos na escolha do seguro que lhe garante a proteção de que realmente necessita para desfrutar da sua viagem com toda a tranquilidade.  
 

Com  seguro Boa Viagem tem à sua disposição cinco planos, com diferentes capitais e coberturas, que poderá escolher de acordo com as suas necessidades, a partir de apenas 9,24€. Conheça aqui todas as opções disponíveis.  
Proteja-se e tenha uma boa viagem!