voltar

Seguros para animais domésticos

01.02.2022
Seguros para animais domésticos
Como assegurar os custos com a saúde e os danos causados pelo seu animal 


Quem tem animais de estimação sabe como eles são parte integrante da família. Ter um animal é ter um fiel amigo, mas é também sinónimo de responsabilidades e despesas.  

Os gastos com os seus cuidados podem ocupar uma parte considerável do orçamento familiar. Estima-se que ter um animal de estimação como um cão ou um gato custe, em média, 900 euros por ano, contabilizando as despesas com alimentação e veterinário.  

Para além dos gastos com os cuidados básicos, há situações inesperadas que podem acarretar mais custos: o animal pode causar danos em pessoas ou bens e ter que pagar uma indemnização, sofrer um acidente ou desenvolver uma doença à medida que vai envelhecendo. Contratar um seguro pode ser uma ajuda para prevenir alguns destes gastos e assegurar a sua proteção e a daqueles que o rodeiam.  

Existem dois tipos de seguros para animais de estimação: o de saúde e o de responsabilidade civil. Embora muitos produtos combinem ambos, tratam-se de soluções distintas. 

 

Seguro de Saúde 

Os seguros de saúde para animais funcionam de forma similar aos seguros de saúde para pessoas. Garantem as despesas com os cuidados médicos de rotina ou relacionadas com acidentes, doenças ou cirurgias, incluindo tratamentos, exames e internamento.  

Podem ainda incluir as despesas com produtos ou serviços direcionados para o animal, tais como tosquias, alimentação e medicamentos. Podem também cobrir os custos relacionados com o serviço fúnebre ou eutanásia, procura em caso de desaparecimento ou guarda. 

Porque as despesas de saúde com os animais em caso de doença ou acidente podem atingir valores inesperados, um seguro de saúde permite-lhe oferecer uma maior proteção ao seu amigo de quatro patas, economizando nos gastos com a assistência veterinária. 

 

Seguro de Responsabilidade Civil 

Já o seguro de responsabilidade civil cobre danos materiais e/ou corporais provocados a terceiros, garantindo o pagamento de indemnizações. Com este seguro está protegido caso o seu animal magoe ou morda alguém, arranhe um carro ou cause outros danos a terceiros. 

Há, contudo, situações em que é necessária a subscrição desta apólice. O seguro de Responsabilidade Civil, com um capital mínimo de 50 mil euros, é obrigatório para cães de raças consideradas perigosas ou potencialmente perigosas, de acordo com o artigo 10.º da Lei n.º 46/2013

 

 

Como escolher a melhor proteção para o seu animal de estimação 

Ao escolher um seguro para o seu animal há vários fatores a ter em consideração, tal como analisar se as coberturas respondem às necessidades terapêuticas do animal; se o seguro determina a sua validade até um limite de idade do animal ou o valor da indemnização em caso de danos a terceiros. 

Se pretende saber mais informações sobre soluções de proteção para o seu animal de estimação, contacte-nos através do 808 100 201 ou do email info@mdsgroup.com. Analisamos as características e necessidades do seu amigo de quatro patas para encontrar o seguro que lhe garante a melhor proteção. 

E lembre-se: ao contratar um seguro para o seu animal está a garantir a poupança e o controlo dos custos com a sua saúde e a certeza de que estará sempre bem protegido qualquer que seja o imprevisto!