voltar

Iniciativas empresariais mostram que ainda existem notícias boas

02.05.2020
Iniciativas empresariais mostram que ainda existem notícias boas

Assim como já fizemos anteriormente, gostaríamos de realçar o papel de algumas companhias que têm vindo a desenvolver ações filantrópicas para com pessoas ou a sociedade em geral. 

A pandemia do Covid-19 conduz-nos muitas vezes a pensamentos menos positivos ou mais ansiosos. Estas atividades preconizadas por empresas nacionais fazem-nos ver que existe esperança num futuro mais risonho. 


Destacamos as seguintes ações:


As doações ao Serviço Nacional de Saúde continuam, oriundos de empresas de diferentes sectores. A Deloitte, renomada empresa de consultadoria, que doou três mil testes e oito mil máscara ao SNS. Os equipamentos médicos serão entregues na Ala de Pediatria do Centro Hospitalar Universitário de São João no Porto, no Hospital de Dona Estefânia do Centro Hospitalar de Lisboa Central, e no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. O Grupo Nabeiro, detentores da Delta Cafés, por sua vez, doou ao Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, material de proteção para os profissionais de saúde. Também a Air Liquide, empresa líder mundial dos gases, serviços e tecnologias para a Indústria e a Saúde, enviou quatro ventiladores e 144 mil máscaras para o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). O BNP Paribas vai também doar 450 mil euros a três hospitais portugueses como forma de apoiar as instituições e os profissionais de saúde que se encontram a combater a pandemia do novo coronavírus. Os hospitais Dona Estefânia e Curry Cabral, em Lisboa, e o hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, vão receber a verba.


Sonae, Efacec e Medinfar, entre outras empresas, estão envolvidas num projeto piloto de fabrico de um ventilador "made in Portugal”. O objetivo do projeto do ventilador "Atena”, coordenado pelo CEiiA – Centro de Engenharia para o Desenvolvimento de Produto e pela Escola de Medicina da Universidade do Minho, é produzir um instrumento que cumpra todas as funcionalidades em Unidades de Cuidados Intensivos. 


A Leya, grupo editorial multinacional português, lançou no passado dia 7 de Abril uma série de Encontros Digitais, nos quais diferentes formadores irão apoiar Professores, Alunos e Encarregados de Educação na nova realidade que é o ensino à distância. Estas sessões decorrem em streaming e a próxima será já no dia 29. 


Com o mercado parado e boa parte dos 800 trabalhadores em lay-off, o grupo Moretextile aposta agora no fabrico de máscaras para relançar a atividade. Estão a ser desenvolvidos protótipos de 17 diferentes tipos de máscaras e as primeiras entregas estão já programadas para o início de Maio.


Por fim, sabemos que são várias as empresas que estão a sofrer com o Covid-19 e a restauração é um dos sectores mais afectados. Nesse sentido, o Super Bock Group vai lançar uma plataforma para ajudar cafés, bares e restaurantes. A ação solidária, de nome Bock in Business, vai permitir aos consumidores adquirirem vouchers de consumo para usufruírem quando os pontos de venda voltarem a abrir. Por cada voucher de 10 euros comprado, a Super Bock oferece mais cinco euros, sendo o dinheiro enviado diretamente para os proprietários dos estabelecimentos. Também o Grupo Nabeiro, já mencionado, se viu obrigado a introduzir algumas modificações no seus negócio, com o fecho do canal horeca. Nesse contexto, disponibilizaram no início de abril uma vasta gama de produtos através do site Delta Q (mydeltaq.com). Foi também para homenagear os restaurantes, cafés e bares que o grupo lançou o filme "Estamos Juntos”, transmitido nas principais televisões nacionais e também no digital, com o objectivo de passar uma mensagem de esperança e de solidariedade a todos os portugueses e, de reafirmar o seu apoio aos profissionais ligados ao setor da restauração.