voltar

DICA #8 | CUIDE DO SEU LAR

17.05.2020
DICA #8 | CUIDE DO SEU LAR

Em tempos normais, manter a casa limpa e organizada pode ser encarado como uma tarefa monótona, cansativa e desagradável. Mas a chegada do Coronavírus e o consequente isolamento social vivido em todas as partes do mundo não deixa de ser um convite para encararmos esta atividade de forma mais leve e positiva.

Mais do que uma simples casa, o lar transformou-se em local de trabalho e estudos, ginásio, espaço de lazer e local seguro para parceiros e familiares, por isso, o ato de cuidar da casa traz mais harmonia para todas estas esferas e transforma o nosso atual porto seguro num espaço ainda mais aconchegante em tempos difíceis. E vale a pena reforçar: a psicologia confirma que  a limpeza e a organização trazem um efeito catártico para a saúde mental humana: em entrevista concedida ao jornal El País, o psicólogo e pedagogo espanhol Tasio Rivallo explica que o ser humano tem por natureza uma necessidade de organizar tanto o seu interior quanto o ambiente externo à sua volta. Por esta razão, arrumar a casa libera endorfina, promove bem-estar e traz ao cérebro a sensação de que o caminho está livre para que outras tarefas sejam feitas.

Atentos a esses benefícios diretos e indiretos, elaboramos uma lista de boas práticas atreladas à limpeza e à organização. 

Mantenha a regularidade da limpeza rotineira:

Conforme abordado numa de nossas dicas anteriores, manter a rotina é essencial para conservar a produtividade e a estabilidade emocional. E a limpeza da residência não deve fugir a esta regra, especialmente nestes dias, nos quais quase todos os integrantes da casa  tendem a dividir o mesmo espaço durante 24h. Crie um cronograma de arrumação e tenha a casa sempre limpa.

Divida as tarefas entre os integrantes da residência:

A organização da casa não tem de ser da responsabilidade de apenas um morador! Ao montar o cronograma de limpeza, intercale assoalhadas, divida tarefas e defina horários e dias para que os momentos de arrumação não atrapalhem as outras tarefas do dia a dia. Um trabalho em equipa tende a ser mais leve, prazeroso e efetivo.

Higienização redobrada:

Não é apenas a higiene pessoal que deve ser redobrada diante deste vírus de alta transmissão. As superfícies e espaços da casa também precisam de ser limpos com frequência para que não se tornem meios de disseminação do COVID-19. 
Dê atenção especial a maçanetas, janelas, corredores e pisos próximos da entrada da casa e objetos de plástico ou mental. Use lixívia, desinfetante e álcool para manter o vírus e outras bactérias distantes. Por fim, não se esqueça de abrir janelas e varandas sempre que possível para manter os ambientes arejados.

Hora da manutenção

O tempo livre causada pelo distanciamento social pode ser muito bem empregue naquelas pequenas manutenções domésticas que têm ficado em segundo plano devido à correria do dia a dia. Dedique-se a serviços simples, como substituição de lâmpadas, envernizamento de móveis, fixação de prateleiras, entre outros. Mas atenção: caso o trabalho pendente seja muito complexo ou demasiado arriscado para amadores,aguarde até ao fim do isolamento para pedir ajuda a um profissional.

DYI

Por falar em pequenos trabalhos, que tal atrelar criatividade e funcionalidade? Mude móveis de lugar, arrisque-se em tutoriais de reformas e customização, aprenda artesanatos simples e dê ao seu lar um ar de "casa nova” com pouco esforço e baixo custo. Pode ler aqui múltiplas sugestões. 

Novos espaços para novas tarefas

Conforme dissemos no início deste artigo, a casa ganhou novas atribuições à medida que a quarentena avançou. Então que tal selecionar e organizar espaços para que cada atividade aconteça de forma tranquila e harmoniosa?

Reserve uma sala ou pequeno espaço para trabalho e escola remotos. Lugares arejados, silenciosos e equipados com mesa, cadeira ou secretária e boa iluminação são os mais indicados. E como ambas as atividades dependem de internet na grande maioria do tempo, é importante que o local escolhido tenha uma boa conexão.

Procure separar os pontos mais amplos da casa para atividades físicas como yoga, pilates, exercícios funcionais e recreações infantis. Se possível, dê preferência a superfícies fáceis de limpar, como pisos não abrasivos.

Por fim, intercale os períodos de uso dos espaços comuns de lazer, como salas de estar e jantar, varandas e lounges para momentos relaxantes de leitura, filmes e séries. O ideal é conciliar as atividades e promover momentos de união e descontração entre os residentes, mas se não for possível, procure criar uma rotina em que os momentos de descanso de cada integrante possam ser respeitados.


Chegamos ao fim da nossa série de dicas! Esperamos que esta sequência de conselhos e boas práticas tenho-lhe proporcionado clareza, apoio e inspiração para lidar com a pandemia de forma segura, saudável e tranquila.

Lembre-se: as dicas terminam por aqui, mas o nosso apoio é contínuo, afinal, proteger o seu mundo é a nossa missão!  Continue em contato conosco, acompanhe o nosso blog e siga-nos também no Facebook, LinkedIn e Instagram para mais novidades. 

#MDSPortugal #DeBemComAVida #HomeOffice #Care #Informacao #Saúde #Health #COVID19 #Segurança #VivaComSaude #DicasMDS