voltar

DICA #6 | APRENDA COISAS NOVAS

28.04.2020
DICA #6 | APRENDA COISAS NOVAS

À medida que o período de distanciamento social se estende, crescem também as  sensações de limitação, impotência e afastamento das atividades quotidianas.  Não há como negar que a privação causada pela pandemia transformou a nossa realidade. Mas será que toda esta mudança só pode ser vista com uma perspectiva negativa? Será que este não é o momento de encarar esta conjuntura como uma oportunidade de transformação e aprendizagem de novos conhecimentos?

Aprender é a palavra-chave da nossa sexta dica. Já pensou em utilizar o tempo livre para se dedicar à aprendizagem de coisas novas? Se sim, acompanhe as nossas sugestões abaixo e descubra como extrair o melhor que este período de isolamento tem a oferecer:


Aproveite a acessibilidade proporcionada pela internet

A conjuntura atual fez com que a internet seja ainda mais reconhecida como um instrumento de acessibilidade, conexão e informação. Através desta rede, milhares de instituições de ensino têm disponibilizado conteúdos online de forma gratuita e recorrido ao ensino EaD. Entre as entidades formadoras, o grupo Ivy League disponibilizou 450 cursos online gratuitos; já o grupo Laureate tem dado o suporte necessário às afiliadas que aderiram ao ensino à distância


Arrisque e aprenda uma nova língua

O estudo de novos idiomas online não é exatamente uma novidade: diversos professores particulares e escolas multinacionais já recorrem a vídeo-aulas e materiais digitais para ensinar. A pandemia, no entanto, tem levado escolas e cursos de línguas a ganharem ainda mais espaço na web. Alguns exemplos disponíveis são o British Council, Duolingo ou Babbel


Torne-se num chef

Cozinhar é um talento ou uma necessidade? Pode ser ambos! Com o objetivo de ajudar a população a aprimorar as habilidades culinárias e melhorar a alimentação, o site e educação à distância EduK oferece cursos de gastronomia de diferentes níveis com 50% de desconto. São também algumas as influenciadoras ou apresentadoras de programas de culinária que têm deixado receitas para esta quarentena nos seus perfis do instagram, como é o exemplo de Filipa Gomes, que lançou recentemente a febre da Pãodemia, ou seja, fazer pão em casa. Outra opção com muitas receitas para várias dificuldades que pode consultar é o 24Kitchen


Ouça o seu interior

Quer aprender a tranquilizar a mente e cultivar bons pensamentos? Práticas como meditação e mindfulness podem ajudar. 

De acordo com a Associação Portuguesa para o Mindfulness (APM), a prática de mindfulness pode ajudar a não fazer da ansiedade "um papão” e a evitar que "o medo” da pandemia da covid-19 "tome conta de nós”. A APM fez ainda um guião de uma curta prática de meditação que pode ajudar nestes momentos de maior stress. 

Para isso, é possível contar com o suporte de aplicativos de meditação guiada como Calm e Headspace ou cursos online como os oferecidos pela Udemy


Aperfeiçoe os seus hobbies

Maquilhagem, artes, dança, fashion, decoração, música, cozinha, life style. Interesses como estes também encontram espaço nos períodos de aprendizagem! Não por acaso, plataformas, sites e blogs profissionais, escolas EaD e profissionais autónomos podem ser encontrados a alguns cliques de distância e oferecer conteúdos compatíveis com todos os níveis de entusiastas – dos amadores aos profissionais. Redes sociais como Instagram, Pinterest e YouTube representam verdadeiras bibliotecas (e também vitrines) para esses tipos de conteúdo. Não deixe de navegar!


Ensine a quem deseja aprender


Conhecimento nunca é demais e, além disso, o vasto ambiente digital tem espaço para que todos os profissionais compartilhem os seus conhecimentos. Caso tenha a oportunidade, considere disseminar as suas habilidades num ambiente online e colabore com esta corrente de ensino e solidariedade.


Mas atenção: ensinar é uma responsabilidade, por isso, esteja seguro de que o conteúdo que tem a oferecer é confiável. Não colabore para a disseminação de fake news e informações de baixa qualidade.


Estas foram mais algumas dicas escolhidas para ajudá-lo a superar o período de distanciamento de forma otimizada, saudável e tranquila. Encare o conhecimento como seu aliado e permita-se absorver no conteúdo que este período tem a oferecer.  Para saber mais, siga-nos também no Facebook, LinkedIn e Instagram e continue acompanhando a nossa série de conteúdos. 

#MDSPortugal #DeBemComAVida #HomeOffice #Care #Informacao #Saúde #Health #COVID19 #Segurança #VivaComSaude #DicasMDS