voltar

DICA #5 | MANTENHA ROTINAS

14.04.2020
Informação MDS COVID-19

Ainda que todos estivéssemos informados sobre o que se estava a passar noutros países, a grande maioria só reconheceu a dimensão do problema com o aumento do número de casos do coronavírus em Portugal. O reconhecimento do problema obrigou a maior parte das pessoas a alterarem as suas rotinas e hábitos diários. Pessoas com rituais diários de ir ao ginásio, missa, café são agora obrigadas a alterar as suas rotinas, eliminando contacto presencial. 

Os seres humanos precisam de sentir controlo sobre as coisas e mudar rotinas de modo súbito e forçado causa uma sensação de ameaça maior do que aquela esperada numa situação normal de mudança. As mudanças requerem um tempo de readaptação que, neste momento, dadas as circunstâncias, não temos, e isso pode aumentar os níveis de medo e de ansiedade. É esperado que seja assim para qualquer pessoa.

Estando ou não a trabalhar de casa, a quarentena pode ser um desafio. Por isso mesmo, recomendamos que tentem manter as rotinas, embora todas as mudanças no estilo de vida:

  • Levante-se e deite-se à mesma hora;

  • Cuide da sua higiene;

  • Não esteja todo o dia de pijama: opte por roupa confortável mas vista-se normalmente;

  • Faça as refeições a horas. Já que está mais tempo em casa, opte por cozinhar pratos saudáveis e completos;

  • Mantenha rotinas de exercício físico, como se pudesse ir ao ginásio;

  • Combine cafés ou saídas virtuais com os seus amigos, como faria numa sexta à noite normal;

  • No que diz respeito ao trabalho remoto, tente manter o seu horário de trabalho normal e faça as pausas que habitualmente faria.

Não se esqueça: esta condição de afastamento social é uma medida para que o vírus não se propague, que não irá durar para sempre, cumpri-lo é uma responsabilidade social. O nosso cérebro está em constante aprendizagem, modificando-se com as nossas experiências diárias.

Atenção: Se continuar a sentir, durante muitos dias e de forma intensa, tensão, ansiedade, confusão, dificuldade em dormir ou hiperinsónia, pouca ou muita fome, incapacidade em realizar as actividades do dia-a-dia que antes fazia, ou desejo de consumir álcool e/ou drogas para amenizar a situação, procure um profissional de saúde ou ligue para a linha SNS24.

Estas foram as nossas dicas sobre a importância de manter rotinas na quarentena. Baseadas em conselhos de profissionais, estas dicas podem ajudar no controlo da ansiedade. Para saber mais, siga-nos no Facebook, LinkedIn e Instagram e continue a acompanhar a série de conteúdos que preparamos para o ajudar, a si e à sua família, a superar este momento delicado com assistência e qualidade de vida.