Dica #4 | MANTENHA O CONTACTO SOCIAL

Seja bem-vindo a mais um conteúdo da nossa série de dicas!
Já escrevemos sobre a importância de manter boa alimentação, praticar exercícios físicos e procurar informações e fontes de confiança. Estas são ações fundamentais para lidar com este período delicado de surto viral de forma mais leve, consciente e saudável. Mas hoje viemos falar sobre um hábito social extremamente importante que deve ser mantido mesmo à distância: o contato.
Devido ao isolamento social recomendado como forma de conter a disseminação da pandemia, a interação física com quaisquer pessoas que não residem no mesmo ambiente estão suspensas. No entanto, somos seres sociais e, por isso, dependemos de contato para muita coisa. O nosso desenvolvimento, aprimoramento de opiniões e de senso crítico e manutenção de saúde mental estão altamente relacionados com as relações interpessoais e os contactos que vamos mantendo.
Enquanto se vai defendendo a importância da convivência com terceiros, a sociedade foi desenvolvendo várias maneiras - tecnológicas ou não - de encurtar distâncias e marcar presença no quotidiano de familiares e amigos.
Veja algumas das nossas sugestões para superar a distância física:
Parta as para conversas online
Mais do que nunca, aplicações e plataformas de conversas com texto, áudio e vídeo têm provado o seu valor. Aplicações como Google Hangouts, FaceTime, Whatsapp, Skype, Messenger entre outros permitem conversas simultâneas e em grupos, e cumprem as suas funcionalidades tanto no âmbito pessoal como no profissional.
Convide os amigos e família para jogar
Além de conversar, que tal reservar um momento para jogos online entre amigos ou familiares? As lojas de aplicações e sites reúnem uma variedade de jogos, clássicos ou não, que prometem animar o dia-a-dia e fortalecer vínculos.
Pratique atividades físicas em conjunto
Juntamos assim o poder de duas dicas num só tópico: exercícios e interação social. Atentas à nova fase indoor vivenciada pelos alunos, cada vez mais ginásios, escolas de dança, estúdios de yoga ou pilates, passaram a transmitir as suas aulas na web, muitas vezes a partir das suas próprias redes sociais. Além dos alunos terem a oportunidade de continuarem a fazer os seus treinos, os não-alunos têm a possibilidade de tentar novos hobbies no conforto das suas casas.
Telefonemas - não deixe este hábito em desuso
Embora as ferramentas online dominem a cena nos dias atuais, é importante lembrar que nem todas as pessoas têm meios ou conhecimento suficientes para estarem conectadas.
No geral, os idosos são o grupo que mais tem dificuldades com plataformas digitais, mas esta não é uma razão para deixá-los à margem da comunicação. Telefone e converse.
Aproxime-se dos distantes, mas não se afaste dos próximos
As plataformas digitais têm o poder de encurtar distâncias, mas quando usadas em excesso, tendem a consumir o tempo de produtividade dos seus usuários e, por vezes, afastá-los da realidade que os cerca.
Esta pode também ser uma oportunidade para valorizar as relações mais próximas. Proponha almoços e jantares em conjunto, aproveite a companhia para ver filmes, série e programas e compartilhe outras atividades lúdicas com aqueles que tornam seu isolamento menos solitário.
Chegamos ao fim de mais um conjunto de dicas! Agora que já sabe o que fazer para não perder o contato em tempos de Covid-19, aproxime-se da sua rede de apoio e partilhe momentos e experiências que contribuam para o bem-estar emocional e a superação conjunta deste período.
Quer saber mais? Então siga-nos no Facebook, LinkedIn e Instagram e continue a acompanhar a nossa série.