voltar

DICA #3 | PROCURE INFORMAÇÃO DE CONFIANÇA

04.04.2020
Informação MDS COVID-19
Com a globalização dos meios de comunicação e crescentes fontes de informação, torna-se cada vez maior a quantidade de notícias que recebemos, assim como se torna cada vez mais difícil entender a veracidade de cada uma. 

O bombardeio de informações pode causar um aumento da ansiedade - sintoma já natural que, conforme abordado em nossa dica anterior, é frequentemente causado pela sobrecarga do sistema nervoso devido ao isolamento ou mesmo à imprevisibilidade e gravidade da situação atual. 

Por isso mesmo, nós da MDS Brasil recomendamos:

  • Tenha uma visão crítica relativamente às informações que encontra e que não são disponibilizadas por instituições oficiais;
  • Procure informações de canais oficiais como SNS, DGS e Governo, por exemplo,
  • Não acredite em tudo o que recebe no whatsapp;
  • Guarde períodos do dia para se informar;
  • A internet pode ser a sua maior aliada, mas também sua inimiga. Verifique a legitimidade dos websites;
  • Não leia apenas o título da notícia já que pode ser induzido em erro. Uma leitura completa e atenta é a melhor forma de informação;
  • Não se deixe influenciar pelos comentários e opiniões nas redes sociais.

Não se esqueça: em contexto de crise, é importante estar informado e atualizado sobre as directrizes das entidades competentes. Sentir-se a par das últimas notícias pode ajudar neste momento, mas deve também limitar as suas preocupações e inquietações, diminuindo o tempo durante o qual está a ver/ouvir/ler notícias que considere perturbadoras. 

Estas foram as nossas dicas sobre a importância de procurar informação de confiança. Baseadas em conselhos de profissionais, estas dicas podem ajudar no controlo da ansiedade, nutrindo o conhecimento com informação de confiança. Para saber mais, siga-nos no Facebook, LinkedIn e Instagram e continue a acompanhar a série de conteúdos que preparamos para o ajudar, a si e à sua família, a superar este momento delicado com assistência e qualidade de vida. 

#MDSPortugal #DeBemComAVida #HomeOffice #Care #Informacao #Saúde #Health #COVID19 #Segurança #VivaComSaúde #DicasMDS