voltar

Benefícios flexíveis: a chave para atrair e reter talento

08.11.2021
Benefícios flexíveis: a chave para atrair e reter talento
A evolução do mercado de trabalho, em que a perspetiva de um emprego para a vida deixou há muito de ser uma realidade, tem contribuído para que o salário tenha deixado de ser a única condição para a atração e retenção de talento nas empresas e a chave para manter os colaboradores motivados. 

Na realidade, as expectativas das gerações mais jovens sobre o que deve ser a sua experiência nas organizações e as novas formas de trabalhar têm desafiado as estratégias convencionais de gestão de pessoas, com a crescente consciência de que a remuneração vai muito além do vencimento mensal.  

Numa altura em que o mercado de trabalho continua a ser impactado pelas mudanças trazidas pela Covid-19, um estudo recente veio revelar que com a pandemia cresceu o dever de as empresas contribuírem mais para o bem-estar dos seus colaboradores, que procuram e valorizam cada vez mais isso.   

O salário emocional, entendido como o conjunto de benefícios que a entidade empregadora disponibiliza aos seus colaboradores para melhorar os seus níveis de satisfação e bem-estar, sem que isso signifique efetivamente um aumento salarial, assume, assim, um peso cada vez mais relevante na hora de contratar e motivar. 

 

Benefícios à medida de cada colaborador 

O compromisso e envolvimento dos funcionários são dois fatores essenciais para o sucesso dos negócios, influenciando a produtividade, os resultados e uma menor rotatividade. Mas, num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e global, como podem as organizações contribuir para este sentimento de pertença e de bem-estar e promover a atração e retenção de talento?  

Quando um colaborador sente que representa mais do que um número, e o seu papel é reconhecido, a relação reforça-se. É neste contexto que as políticas de benefícios sociais ganham força, uma vez que são uma forma das organizações reconhecerem a importância do papel de cada um.  

O desafio reside em encontrar benefícios que correspondam às expectativas e necessidades de todos os colaboradores, uma vez que diferentes pessoas valorizam diferentes benefícios, em cada uma das suas fases da vida.  

Os benefícios flexíveis surgem assim como a solução que oferece a cada colaborador a possibilidade de personalizar o seu pacote de benefícios, dentro das opções disponibilizadas, de acordo com as suas preferências, que podem variar ao longo da sua vida na organização.  

Com os benefícios flexíveis pode ser disponibilizada uma ampla gama de opções, desde seguros de saúde, de vida, vale-educação, formação, entre muitas outras soluções.  

O peso dos benefícios na política de compensação e a sua diversidade são fundamentais para a proposta de valor das empresas para os novos e os atuais colaboradores.  

 

As vantagens para as empresas da implementação de um plano de benefícios flexíveis 

Para as empresas os benefícios flexíveis permitem maximizar os seus gastos com compensações, dedicando o seu orçamento a apoios que os colaboradores valorizam.  

O programa deve estar alinhado com o perfil dos funcionários. O primeiro passo para a sua implementação deve envolver uma pesquisa do clima organizacional para conhecer aquilo que os colaboradores valorizam e procurar adequá-lo às necessidades de cada um.  

Na MDS disponibilizamos uma oferta diversificada na área dos benefícios flexíveis. Através da parceria com a Coverflex, asseguramos às empresas, independentemente da sua dimensão, a possibilidade de conceberem e personalizarem as suas ofertas de compensação, com seguros, subsídio de refeição, benefícios sociais e descontos.  

Através de uma plataforma online, as empresas conseguem facilmente configurar, atribuir e gerir as compensações, definindo as opções e respetivos orçamentos. O colaborador, através de uma App e de um cartão VISA, consegue com total autonomia, escolher e usufruir dos benefícios que melhor se adaptam às suas necessidades. 

Um processo simples e intuitivo que permite otimizar a gestão da atribuição de benefícios flexíveis, diminuindo o trabalho administrativo do departamento de Recursos Humanos. 

 

Pretende mais informações sobre benefícios flexíveis?  

Contacte-nos para analisamos as soluções mais ajustadas à sua empresa e às necessidades dos seus colaboradores. 

 

Siga-nos no LinkedIn e no Facebook para acompanhar o panorama, as tendências e as novidades do mercado.